terça-feira, 4 de setembro de 2012

Texto explicativo - charge - Pai, existiu mesmo gelo?


“Pai, existiu mesmo gelo?”

Diante da realidade apresentada na charge somente aqueles que sobreviverão por um tempo maior é que poderão ratificar ou retificar a veracidade contida nela. O aquecimento do planeta é real, não cabe mais a discussão de quem é a culpa, mas sim, encontrar as soluções para evitar os danos causados por ele, preservando a Terra para as próximas gerações.

O gelo no planeta, seja ele na Antártida, no mar ou no alto das cordilheiras, está ficando cada vez menor. Seu derretimento está acelerado, mas não é possível afirmar que ele irá desaparecer por completo. O fato é que o degelo acelerado está causando uma mudança no clima e no nível dos oceanos, comprometendo pequenas ilhas, como Tuvalu, a primeira a sofrer os efeitos de desaparecimento, precisando Ada ajuda da Austrália para abrigar os refugiados desse paraíso.

O tempo de existência da sociedade humana é extremamente ínfimo em relação aos eventos da natureza, quando essa dá os primeiros sinais de SOS, é chegada a hora do homem, um ser racional a repensar seus atos presentes com visão de futuro, a fim de manter  a preservação de sua espécie.

O fato é que, as sociedades modernas contribuíram acelerando esse processo de aquecimento da temperatura dentro de uma cadeia econômica, começando pelas indústrias, na emissão dos resíduos tóxicos, das fuligens de carvão e do CO2 sendo liberado livremente, também das inúmeras frotas de automóveis, na queima de combustíveis e na liberação do dióxido de carvão, tendo chego ao campo, através das queimadas, dos tratores e dos agrotóxicos e fertilizantes, que foram contaminando e ao mesmo tempo aumentando a temperatura, com a presença altíssima dos aerossóis químicos. Quando se deram conta do estrago, já era tarde demais. Agora, querem a todo custo compensar. E uma das alternativas, é o plantio ou o replantio de florestas, funcionando como sumidouros naturais de gás carbono.

 É notório que o degelo das geleiras na Antártida não causa e nem causará efeitos em relação ao aumento do nível do mar, mas esse efeito está relacionado ao derretimento do gelo acumulado no ápice das cordilheiras, como a dos Andes que já perdeu mais de 20% de sua camada de gelo.

É certo que a Terra, tem seus ciclos naturais, e já passou por várias mutações climáticas, em diferentes eras. E segundo os cientistas, entrará novamente em novas mudanças, do tipo glacial. Sabemos que o equilíbrio, depende dos dois fatores: natureza e antrópica, para que a vida continue a existir.

A última foi a extinção dos dinossauros, agora será a do ser humano? Com o desequilíbrio ambiental e climático causado com o degelo das regiões polares e das cadeias de montanhas, talvez seja o indício necessário para frearmos nossas atitudes e procurarmos estratégias que consigam estabilizar o clima e preservar a vida humano no planeta.

Se nada for feito, urgentemente, a frase da charge “se um dia existiu gelo?” deixará de ser uma previsão e passará a ser fato real. Não estamos a salvo e, da mesma forma que vemos, hoje, a questão dos dinossauros, no futuro, não mito distante, estaremos vivenciando a mesma situação em relação ao gelo e/ou até mesmo sobre a existência humana.

Não devemos nos ater a previsões relâmpagos e sensacionalistas, que prevê desastres e catástrofes, ausentes de fundamentos, desprovidos de conhecimentos científicos, apenas com base no senso comum. Pois, esses tipos de discursos, existem da parte dos países mais ricos, para continuarem mantendo suas reservas de riquezas, nos países pobres. O gelo existiu, e hoje, obviamente, com o número de recursos naturais e fontes de energia, sendo utilizado em demasia, a Terra está mais aquecida. Fato que explica parte desse degelo. Mas, como já é sabido, a Terra, entrará daqui algum tempo, segundo os cientistas, numa nova era glacial. E quem sabe, volte a  equilibrar a sua temperatura? Pois, a Terra, sozinha não possui esse poder de destruição total.

O planeta sobreviverá, passará por adaptações e continuará vivo, mas nós, isso é uma questão ainda não bem explicada nem da parte dos céticos, muito menos dos mais pessimistas.  A certeza é que sem as geleiras o clima mudará por completo e a extinção das espécies animais ou vegetais é um fato. Com tanta alteração no ciclo de vida e na cadeia produtiva, deverão acontecer mudanças bruscas na sobrevivência das espécies mais residentes.

Frio, gelo, pinguins, homens, enfim, palavras que conhecemos no mundo atual, mas que poderão ser apenas vestígios de que um dia houve no planeta Terra, cercada de mistérios e estudos, como ainda vemos sobre a questão dos dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário